27.2.06

Ecleticismo

Parece nome de uma nova ordem religiosa, mas não é. É um estado de espírito.
O certo é estar eclético pois preferências derivam de uma série de estados e fatores diferentes, portanto não se gosta de tudo, literalmente, mas aproveita-se o melhor das coisas. Tanto que é humanamente impossível dispor de tempo e "cérebro" suficiente para se aprofundar nas mais diversas modalidades musicais, cinematográficas, artísticas ...
Por esse motivo que estar eclético é possível e saudável. Alienação é prejudicial. Discute-se por cada besteira. Procura subjugar os gostos de outrem mas cada indivíduo sabe o que lhe faz bem, quais são os fatores que lhe fazem sentir melhor ou pior. Impossível alguém me dizer que preciso ouvir determinada música quando estiver melancólico ou outro tipo para quando estiver irritado.
Existem coisas excelentes em todas as áres para serem apreciadas e discutidas, com sabedoria.
As vezes acho que a alienação é um braço da ignorância.

Um comentário:

Poe Bellentani disse...

Matéria de ótimo gosto. Parabéns. É realmente o que eu acredito que falta ao ser humano, o entendimento das nuances e diferenças que fazem parte do aspecto principal de nossa essencia.

Porém, não se respeita nem o livre arbitrio em noções mais básicas - aliás, não respeitamos esse nosso direito, acreditamos em quase todos os modelos que nos são impostos, simplesmente por preguiça de buscar o que nos agrada.

Orwell disse uma vez algo como: "se você dá liberdade total para todas as pessoas, elas uma hora param de pensar por si mesmas e seguem as tendências da massa". Também é algo natural a nós, humanos, esse desejo de ser liderado - pra mim é preguiça de pensar por si próprio.

Abraço... e bom post.