26.6.05

É_tica

Um médico quando abordado por um jornalista para comentar sobre o erro de um colega, recusa-se a falar, para não denegrir ainda mais a imagem de alguém que fora "agraciado" pelo infortuito de um acidente deteriorado pela imprensa e tratado como "erro proposital", desleixe.
Um advogado, inquirido a tecer comentários sobre a vida privada de um cliente, recusa-se veementemente a prosseguir o assunto. A vida de seus clientes, por mais rentável que possa ser a notícia, pertence a eles e na sua posição de advogado, não deve falar nada que não seja da vontade do cliente.
Um político, foi surpreendido ao se ver na situação em que seu amigo lhe colocara. Estava na sua frente, a decisão de aceitar ou não uma grande quantia de dinheiro para que o apoio dos seus filiados fosse irrestrito na câmara. Ele negou a oferta mas não denunciou seu amigo e procurou se afastar do conhecimento de fatos e ocasionalidades posteriores sobre este assunto.
Ética. Coincidente em alguns aspectos com singularidades imbuídas na palavra "honra". Mas nestas últimas semanas estamos presenciando o "estupro" dos conceitos e preceitos pertinentes ao quesito "ética". Um atentado cometido por quem deveria estar lutando em prol do motivo onde lá estão, representando brasileiros que por meio democrático, elegeram seus representantes. Acho ainda mais instigante a audácia do governo em veicular uma campanha de apelo emocional, enfatizando o "bom exemplo". Que seja limpa a sujeira do governo. Este é o exemplo que a gente espera ver.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ética.. e isso que anda faltando no nosso país. A falta de ética está levando a danos surpreendentes.
Beijos!

Fernanda disse...

Sabe que esse título, me parece que vc está confirmando alguma coisa pra, até então, uma pessoas chamada Tica.

"- É pra pegar isso aqui Bruno?
-É Tica."

=X
Quanta besteira na cabeça de uma só pessoa não? Me perdoe!hauhaahuaha

=*