6.7.05

Beleza interior, conceito exterior

As ironias já estão enraizadas em hábitos e frases cotidianas. "Você é lindo(a) por dentro" (podendo ter a aparência muito deprimente), "Sua beleza interior cativa todo mundo" (se não fosse isso meu amigo, você poderia trabalhar no circo). Utiliza-se muito a citação de beleza exterior e interior, mas poucos realmente analisam este assunto com um teor mais crítico.
A beleza exterior (física) constitui-se em um padrão mesclado entre o gosto pessoal e o que é orientado por revistas de moda influenciadoras da opinião pública (corações apaixonados que ficam desprovidos de razão não contam como opinadores, pois neste caso tudo e todos são lindos). Esta beleza é presenciada (com muita sorte do observador) com mais facilidade pois alguns sensores naturais são ativados e nossa atenção se volta à determinada pessoa (ou coisa).
Contudo, a dita beleza interior não se propaga pelo espaço, apenas pelo tempo. Tem de se conhecer a pessoa e sintetizar um certo período de convivência (direta ou indireta) em beleza interior ou não. Este seria o aspecto "inocente" desta análise.
Mas! (reparem na exclamação) o "pretexto" beleza interior vem sendo utilizado com para atenuar dores e como alternativa para dizer que nada mais existirá entre um casal (desequilibrado em relação a sentimentos emanados, ou um gostar mais que o outro). Busca-se o ego de quem está sendo massacrado emocionalmente, acariciando e alimentando o lado interior da pessoa, justamente aquele que em teoria, o outro deveria conhecer extremamente bem (salvo relacionamentos com menos de poucas horas).
No que tange outros aspectos mais físicos relacionados à beleza interior, poderemos buscar a opinião de especialistas legistas, decoradores e geólogos. Cada um apresentará um conceito diferenciado da sua maneira particular de abordar a beleza interior e a exterior.
E eu, um mero aspirante a escritor, não acho nada belo o interior de alguém mas reconheço e aprecio quando ações belas com iniciativa interior são exteriorizadas.

3 comentários:

Anônimo disse...

odeio o atlético. FIM

Anônimo disse...

Não gostei mto desse. Brincadeira, confesso que mais uma vez gostei. Mas fiquei pensando que meu interior é muito mais bonito que meu exterior. É só ver nas revistas, oras! hahahahha
=*****

Fernanda disse...

É como eu sempre falo, se não existir um final "emocionante" o texto perde a graça. Bom final, bom final. =*